segunda-feira, 9 de maio de 2011

Análises Clínicas


Dando início à nossa série sobre atuação farmacêutica, a  professora Andréia Buffon nos concedeu uma entrevista muito esclarecedora sobre Análises Clínicas:

O que faz um farmacêutico analista clínico?
Basicamente trabalha em laboratório de analises clínicas nas seguintes áreas: hematologia, toxicologia, parasitologia, micologia, bioquímica, uroanálise, biologia molecular, citopatologia, controle de qualidade, imunologia e bacteriologia.


Quais as habilidades que um farmacêutico deve ter/desenvolver para fazer AC?
 Depende da área, mas de uma forma geral deve ter conhecimentos sobre a estrutura e morfologia de células, microscopia, reações químicas, técnicas com biomoléculas, e automação.

Qual o diferencial do farmacêutico analista clínico para para outros profissionais analistas clinicos?
 A atuação farmacêutica em AC já encontra-se sedimentada, há maior tradição de nosso curso nessa área. Possuímos muitos cursos de especializações e a maioria dos docentes tanto desses cursos quanto de universidades são farmacêuticos bioquímicos.

Existe competição entre outros profissionais que fazem analises e farmacêuticos?
 Sim, existe. Mas essa competição serve para selecionar os melhores profissionais e os estimula para que procurem qualificações e se atualizem constantemente.

Como o farmacêutico deve proceder para fazer AC no exército?
Deverá realizar a prova da escola de saúde, passando na prova terá que se submeter a treinamentos físicos então será encaminhado para seu local de trabalho de acordo com sua classificação. No exército poderá trabalhar em laboratório de Analises ou na área farmacêutica de organizações militares.

Quanto ganha em média?
 Depende da área de atuação, mas em média 2.000,00.


Como está o mercado de trabalho?
 Encontra-se um pouco saturado, tendo em vista a automação de grandes bancos e laboratórios, mas sempre houve e sempre haverá espaço para bons profissionais.


Links
 www.sindifars.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário