domingo, 18 de setembro de 2011

Drogarias - Parte 1


Pelo fato de esta área de atuação ser uma pela qual praticamente todos alunos/profissionais passam, resolvemos entrevistar duas profissionais diferentes. A desta primeira parte chama-se Camila Zimmer da Silva (CRF-RS 13134), formada pela UFRGS.


       Qual o papel do farmacêutico em uma drogaria?
   Cabe ao farmacêutico da drogaria a responsabilidade sobre os medicamentos que ali são comercializos/dispensados, desde o momento de sua chegada: conferir se as embalagens estão em perfeitas condições; no caso dos medicamentos termolábeis - são conferidos e imediatamente armazenados no refrigerador e no caso dos medicamentos controlados – são conferidos após os termolábeis e imediatamente guardados no armário com chave. Supervisionar o armazenamento de todos os medicamentos e outros produtos a venda (maquiagens, cosméticos, OTC’s, etc). Enviar e monitorar os arquivos de movimentação/escrituração de medicamentos controlados ao SNGPC.  Além disso, conferir e controlar estoque de medicamentos a vencer e checar temperatura do refrigerador, que deve ser conferida preferencialmente duas vezes ao dia. E, logicamete, cabe ao farmacêutico a responsabilidade sobre a correta dispensação dos medicamentos, atendendo a receita médica/posologia e no caso dos medicamentos de venda livre, promover o uso racional.
  
Por que decidiu atuar nessa área da farmácia? 
  Primeiramente, pela oferta de vagas e pela necessidade de sair da faculdade com um emprego garantido, mas também por ser uma das únicas áreas de atuação exclusiva do Farmacêutico – a qual eu me identifico e gosto muito.  

Quais as habilidades que um farmacêutico deve ter/desenvolver  para entrar nesse ramo? 
  Bem, na minha opinião, deve gostar da relação profissional de saúde e paciente , que na verdade na drogaria, são “clientes”, ou seja, exige além de gostar de trabalhar e interagir com pessoas, muita paciência. Sempre é bom ter uma noção boa das resoluções e portarias sobre medicamentos controlados, e no mais, tudo se aprende com a prática.

Quais os desafios da tua profissão? 
  Acho que o maior desafio é cada vez mais mostramos a sociedade o amplo papel que o Farmacêutico exerce na promoção da saúde, seja em qual área ele atue. Pelo menos, nas drogaria em que trabalho, já noto uma diferença de dois anos para cá: as pessoas confiam mais na nossa capacidade e nos procuram mais para solucionar dúvidas e orientações.
Muitas vezes, infelizmente, os problemas estão dentro do ambiente de trabalho, não é tão fácil assim conquistar todos os colegas com quem trabalhamos e mais difícil ainda é conseguir fazer com que todos trabalhem de forma ética e correta...afinal, drogaria nada mais é que um estabelecimento de comércio, visa venda, visa lucro e aí, muitas vezes isso é posto como prioridade...

Como é o dia - a - dia nessa área? O que mais gosta no seu trabalho? 
 No meu caso, a drogaria fica dentro de um supermercado, então o dia-a-dia é bem corrido...Nossa filial precisa de 3 farmacêuticos e estamos entre 2 no momento, o que aperta ainda mais a rotina. A cada mês aumenta o número de clientes e o número de funcionários continua o mesmo, o que faz com que sobre cada vez menos tempo para dedicar-me as atividades exclusivamente do farmacêutico, principalmente para escrituração das receitas de med. controlados. Não há como não se envolver com as outras atividades da drogaria. O que mais gosto é de dar orientações sobre os medicamentos que estou dispensando, pois sinto que muitas vezes um detalhe na informação que se dá faz toda diferença para o paciente, que não raramente, não teve a atenção necessária na consulta médica.  

Qual a média salarial de um farmacêutico que trabalha nestes estabelecimentos?
  Varia bastante entre as redes o salário inicial, mas acredito que a média seja em torno de R$ 1.600/ R$ 1.700 – isso do farmacêutico substituto. Algumas redes pagam comissão (o que não é o meu caso, e prefiro assim por questões éticas), vale alimentação, etc.

Como está o mercado de trabalho? Ainda há espaço de crescimento?
  Há vagas para novos profissionais interessados? Acho que é uma das áreas que mais possui ofertas de emprego, sempre há vagas, devido a necessidade de se ter o Farmacêutico durante todo o expediente e a concorrência das grandes redes faz com que aumente o número de filiais e assim também do número de vagas.

Se possível, gostaríamos que comentasse um momento que foi marcante para ti na tua vida profissional.
 Foi termos começado em nossa filial a idéia de distribuir folders confeccionados por nós sobre dicas para as pessoas sobre obesidade, proteção solar, etc e essa idéia foi aprovada pela supervisão e hoje é distribuído em todas filiais com a participação de diferentes farmacêuticas na elaboração de cada edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário