Por que decidiu atuar nessa área da farmácia?
Quando entrei na faculdade de farmácia, tinha interesse de seguir no ramo de análises clínicas, mas durante o curso não me identifiquei com essa área, e sim com a manipulação, por ser uma área dinâmica, com chance de abrir próprio negócio, em que poderia exercer minha criatividade, etc, foi paixão a primeira vista. Tanto que a partir do 4º semestre comecei a fazer estágios na área de farmácia magistral. Trabalhei antes e depois de formada e fiz estágios nesta área por sete anos, até me sentir preparada para abrir minha própria farmácia.
Quando entrei na faculdade de farmácia, tinha interesse de seguir no ramo de análises clínicas, mas durante o curso não me identifiquei com essa área, e sim com a manipulação, por ser uma área dinâmica, com chance de abrir próprio negócio, em que poderia exercer minha criatividade, etc, foi paixão a primeira vista. Tanto que a partir do 4º semestre comecei a fazer estágios na área de farmácia magistral. Trabalhei antes e depois de formada e fiz estágios nesta área por sete anos, até me sentir preparada para abrir minha própria farmácia.
Um parentese: Só trabalhei com manipulação, mas indico para os estudantes fazerem estágios em todas áreas possíveis durante a faculdade, para terem noção do todo da profissão.
Como surgiu a idéia de abrir uma farmácia de manipulação?
Sempre quis isto desde a faculdade, por dois motivos: queria ter meu próprio negócio e o salário de farmacêutico é muito baixo.
Por isto passei anos estudando e trabalhando para outras farmácias para poder abrir a minha com segurança.
Quais os profissionais que atuam numa farmácia de manipulação?
Depende do porte da farmácia, mas no mínimo Farmacêutico e auxiliares de manipulação.
Auxiliares podem ser pessoas com 2ºgrau completo que tenham bastante experiência na área (afinal os cursos de auxiliares de farmácia surgiram no mercado há mais ou menos 7 anos somente, então antes o que pesava na contratação era a experiência na área), ou estagiários de farmácia ou química, ou técnicos em química (procuram bastante esta área) ou auxiliares de farmácia (alguns cursos já chamam de técnicos em farmácia - mercado novo)
Pode ter também administradores, vendedores, motoboy (terceirizado ou não) auxiliar de serviços gerais (terceirizado ou não)
Quem prepara o produto é o farmacêutico responsável?
Pode preparar, mas geralmente são os auxiliares de manipulação depois das fórmulas serem conferidas pelo farmacêutico.
Farmacêutico geralmente diz como deve ser feito, confere fórmula e cálculos e confere no final se ficou correto, liberando a fórmula para o setor de vendas (eu faço assim, manipulo muito pouco, só quando as funcionárias estão com muito serviço).
Mas sei que tem farmácias que os auxiliares fazem tudo, o que acho um erro.
Importante, mesmo não fazendo o farmacêutico DEVE SABER fazer tudo.
Quais produtos podem ser manipulados? E quais os que não podem?
Esta pergunta é muito vaga e ampla.
Resumidamente: Não podemos: o que precisa ter maquinário, técnica especial, etc, de indústria, ou seja não tem como ser feito magistralmente não pode.
E também o que não temos matérias-primas disponiveis para o setor magistral obviamente não podemos.
Cada farmácia manipula o que se dispõe a construir de espaço, técnicas, maquinário, licenças especiais na sua farmácia, de acordo com os Anexos (Grupos) da RDC vigente.
Deem uma olhada na RDC, que é interessante, ela separou os ativos e tipos de formulações em grupos, e cada farmácia escolhe com o que quer trabalhar e adequa-se a isto
Nessa área precisa estar se atualizando?Como faz para ter conhecimentos de novas fórmulas para um novo produto manipulado?
Atualização sempre, setor muito dinâmico, não para!
Fornecedores mandam muito material, que tem que ser estudado com olhos muito críticos, olhar o que realmente é quimicamente o ativo, não só a propaganda em si, e principalmente cursos e congressos. Aqui no RS temos o Instituto Magistral, na minha opinião é o melhor que temos para atualização, são cursos atualizados e que visam muita troca de experiência.
Hoje em dia também temos cursos à distância pela internet que são bons também.
Estudo sempre, não parar de estudar nunca!
O que mais gosta no seu dia - a - dia no trabalho?
É um setor dinâmico, que não para e que temos muitos desafios.
Tem algum desafio nessa área?
Sim, atualização constante, novidades chegando a todo momento e ter que correr atrás de tudo o tempo todo.
Fora as rotinas diárias de ser uma empresária e ter que correr atrás de tudo para crescer e não ficar para trás, comercialmente falando.
Como é sua relação com os pacientes?
Eu adoro atendimento, sempre gostei, sou eu que atendo 95% do tempo que a farmácia está aberta.
Minha farmácia é de bairro, então o farmacêutico cria um papel forte, é uma referência para a população do bairro onde está a farmácia, as pessoas não dizem vou na farmácia e sim "-Vou lá na Ana"
Você acaba sendo "amigo", "psicólogo", "médico", etc; para ficar no atendimento tem que em primeiro lugar gostar de gente, não ser um simples técnico que entenda tudo de química.
As farmácias de manipulação cresceram em número no Brasil, isso ocorre por qual motivo? pelos preços mais acessíveis?
Foi um comércio que tinha força total na época das "Boticas", decresceu totalmente com o crescimento industrial, e no final de 1990 começou a ganhar seu espaço novamente. Eu acredito que no início foi pelo preço, mas hoje tem muito mais envolvido, pois o atendimento com farmacêutico, o atendimento individualizado do paciente é importante hoje para as pessoas que procuram este segmento de mercado. A maioria dos clientes magistrais fideliza na sua farmácia de manipulação, não vê como um simples comércio. Posso estar totalmente errada, mas vejo assim.
Quando estava na faculdade o farmacêutico era um profissional esquecido, que ninguém conhecia, nem sabia para que servia, mas com a mobilização dos conselhos de farmácia este quadro vem mudando ano a ano, e estamos voltando a ter no espaço como profissionais reconhecidos na sociedade.
Qual a média salarial de um farmacêutico da área da manipulação?( a gente faz esse pergunta a todas as áreas de atuação no qual entrevistamos)
Piso:Salário normativo R$ 1.315,60/44h semanais
No início se ganha sempre o piso, dependendo da empresa, pelos anos que se vai trabalhando vai se ganhando aumentos que a empresa queira dar.NOME COMPLETO E FORMAÇÃO
Ana Paula Melo Schuster - Farmacêutica Especialista em HomeopatiaGraduação Farmácia - ULBRA Canoas - 2001/2
Pós Graduação Homeopatia - IBEHE São Paulo - 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário