sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DE COLEGA PARA COLEGA: Experiência em Farmacognosia

Caros acompanhantes do nosso blog iniciamos agora uma série de entrevistas nas áreas de pesquisa relacionadas com o nosso curso de farmácia. Temos o objetivo de incentivar e esclarecer vocês sobre o assunto. 



Para iniciar trazemos a entrevista realizada com a aluna Cristina Nickele que atua como bolsista no laboratório de farmacognosia acompanha a doutorando Juliana Andrade que é orientada pela Prof. Dr. Amélia T. Henriques.

PET Farmácia Conexões e Saberes UFRGS: Quais as atividades que desempenha no laboratório e em quais delas você tem mais interesse?

Cristina Nickele: Acompanho a doutoranda Juliana desde o começo de 2011 (quando ainda ela fazia mestrado,e em novembro ela terminou o mestrado e começou o doutorado, dando uma "continuação" ao projeto de mestrado, porém mais específico.) Eu a acompanho em todas as atividades da sua pesquisa, desde o começo com a moagem, e extração das plantas até as análises químicas e biológicas desenvolvidas. As atividades que eu mais gosto, são as que nos mostram os resultados, pois é muito recompensador ver que a pesquisa está dando certo.

PET Farmácia Conexões e Saberes UFRGS: Fale sobre o objetivo do projeto em que está trabalhando.

Cristina Nickele: Projeto de mestrado: Investigação química e atividade biológica de extratos de samambaias coletadas nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Projeto de doutorado: Investigação química e atividades biológicas de espécies de Blechnum coletadas na região sul do Brasil. 

PET Farmácia Conexões e Saberes UFRGS: Você utiliza conhecimentos adquiridos nas disciplinas já cursadas (cite quais são e os conteúdos abordados que utiliza)?

Cristina Nickele: Utilizo sim, de diversas cadeiras, tantos as cadeiras mais práticas quanto as mais teóricas, pois não estou só aprendendo como fazer ,mas também tomando conhecimento de por que e pra que se faz. Não é um processo simplesmente de decoreba, mas sim entendemos o que estamos fazendo.
Algumas disciplinas onde eu utilizei os conhecimentos adquiridos: Na química orgânica experimental, química analítica quantitativa II, operações unitárias.


Agradecemos a Cristina por ter aceito realizar a entrevista e a todos vocês que prestigiam nosso blog. Fiquem a vontade para incrementar o post com perguntas, dúvidas, críticas e sugestões. São sempre bem vindos!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário